terça-feira, 31 de dezembro de 2013

{Te lo dirò} Retrospectiva Literária 2013


Bom dia caros leitores e leitoras do meu Brasil! Como estão indo?
Hoje, último dia de 2013, venho com um post um tanto diferente. 
Todo ano o blog Pensamento tangencial faz um post de retrospectiva literária junto com outros blogs. E esse ano, como tive a oportunidade de conhecer esse blog maravilhoso graças ao desafio de leituras de clássicos (encontre-o aqui), conheci também essa postagem. 
O post consiste em responder diversas perguntas relacionadas ao universo literário do ano vigente. Então, vamos às perguntas e respostas :D

A aventura que me tirou o fôlego: Alta tensão, do Harlan Coben. Foi uma das leituras para o clube do livro. Amei! Fico só devendo a resenha dele para vocês ^-^

O terror que me deixou sem dormir: Não li (ou assisti) terror esse ano. Tenho um pouco de medo O.o

O suspense mais eletrizante: Já que é baseado em livro... Carrie, a estranha (filme na versão de 2002)

O romance que me fez suspirar: Menina de vinte, da Sophie Kinsella. É um chick-lit fofíssimo, engraçado e com algumas "doses" de romance (sem ser meloso demais :P )

A saga que me conquistou: Sussurro, da Becca Fitzpatrick. Leitura por indicação do Clube do Livro de Campo Grande. Patch me conquistou *-* (risos :P ). A história é maravilhosa e mal posso esperar para ler a continuação.

O clássico que me marcou: Os Lusíadas, de Camões. Quando comecei a estudar Literatura portuguesa, conheci Camões... e depois alguns de seus poemas. Eis que chega a Bienal e pude comprar esse livro. Perfeito, genial, sensacional *-*

O livro que me fez refletir: Pollyanna e Pollyanna Moça, da Eleanor H. Porter ^-^ Eu já havia lido o primeiro a alguns (muitos ^^') anos atrás; esse ano tive a oportunidade de ler novamente e me encantei outra vez. Em seguida, li a continuação e me apaixonei por essa nova história. Duas lindas histórias que nos fazem pensar e refletir :)



O livro que me fez rir: Menina de vinte, da Sophie Kinsella (e me deu vontade de ler os outros dela *-*)

O livro que me fez chorar: Um amor para recordar, do Nicholas Sparks. Tinha que ser o tio Nick né?! :P

O livro de fantasia que me encantou: Os dragões de Titânia - A batalha de Argos e Os dragões de Titânia - A queda do César, do Renato Rodrigues. Estou apaixonada por essa série *-*


O livro que me decepcionou: Nenhum que eu me lembre, até porque não criei muitas expectativas com todos os livros :)

O livro que me surpreendeu: A sombra da serpente, do Rick Riordan. Amei a conclusão da primeira saga que li do tio Rick (tô lendo agora Percy Jackson e amando também ^-^), que me deixou impressionada com o desfecho. Outro que me surpreendeu foi Êxtase, da Lauren Kate (que estou a muito tempo devendo uma resenha para vocês, sorry :S). O que foi aquele final?? Incrível, fantástico!! Amei.


O thriller psicológico que me arrepiou: Não li thriller psicológico esse ano (e acho que nunca li livros desse gênero)

O livro mais criativo: Maldito Karma, do David Safier. Achei a história diferente, inusitada e mega engraçada!

O melhor HQ: Não sei se é considerado HQ, mas... Chico Bento Moço, de nosso querido Maurício de Sousa ^-^


O infanto-juvenil que se superou: Perdoem-me se não for infanto-juvenil: A invenção de Hugo Cabret, de Brain Silznick. Tanto livro quanto filme são fofos e maravilhosos!

O livro que mudou a minha forma de ver o mundo: As vantagens de ser invisível, do Stephen Chbosky e O lado bom da vida, do Matthew Quick. Ambos são livros incríveis que te fazem entrar no universo do personagem.


A capa mais bonita: Êxtase, da Lauren Kate. Todas as capas da série Fallen são lindas, mas nessa o/a capista se superou ♥

A frase que não saiu da minha cabeça: "Charlie, a gente aceita o amor que acha que merece."; frase do livro As vantagens de ser invisível, localizada na página 35.

O(a) personagem do ano: Sadie Lancaster, personagem do livro Menina de vinte. Ela é mega louquinha e engraçada, apesar de estar quase sempre irritada. E também o Alambique Calistratos, personagem da série Os Dragões de Titânia. Ele vive bêbado, é apaixonado por uma feiticeira, muito engraçado e está sempre em confusão (mesmo quando é para ajudar os amigos).

O casal perfeito: Alambique e Miranda (Mirandinha :P) de Os Dragões de Titânia. Eles se amam mas não admitem!

O(a) autor(a) revelação: Renato Rodrigues, da série Os Dragões de Titânia. Um pouco antes da XVI Bienal do Livro do Rio - 2013 minha amiga Alexandra me falou dos livros do autor, de como eram histórias maravilhosas e me convenceu a ler. Eis que chega a tão aguardada Bienal, o autor estaria lá e eu não perdi a oportunidade e comprei os livros da série (3 até o momento) com direito a autógrafo do autor e foto com ele e a esposa. Ambos são mega simpáticos, atenciosos e loucos :P E as histórias são igualmente loucas, fantásticas e únicas!



O melhor livro nacional: Os dragões de Titânia - A queda do César, do Renato Rodrigues. Um nacional diferente de todos os que já li ^-^

O melhor livro que li em 2013: Como não é possível escolher só um, ai vão os meus preferidos (sem ordem de preferência): Os dragões de Titânia - A queda do César, Menina de vinte, Lusíadas, As vantagens de ser invisível, Meu querido professor, O teorema Katherine, O mundo de Downton Abbey, Percy Jackson e os olimpianos - O ladrão de raios, O lado bom da vida, Maldito Karma, A sabedoria do Condado e Um porto seguro. É, foram quase todos ^^'

Li em 2013 33 livros.

A minha meta literária para 2014 é: Em 2014 pretendo ler pelo menos 4 livros por mês, definidos da seguinte forma: um livro de saga (qualquer uma), um livro para reler (vou começar pela série Harry Potter), um livro clássico (para o desafio de clássicos que eu participo) e um livro aleatório. Já montei uma planilha no excel com os livros que pretendo ler por mês, porém dependendo dos livros que eu for comprando/ganhando e dos livros da faculdade, tudo pode mudar :P O principal é esse esquema de 4 livros.

----------------------------------------

E por hoje é só pessoal.
Desde já desejo a todos um ano novo de muita paz, união, esperança e realizações! Nos vemos em 2014 :D

10 comentários:

  1. eu sou LOUCA para ler Harlan Coben, mas sempre passo alguns livros na frente, parece ser MUITO bom haha

    Feliz Ano Novo!
    Beijos, http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/ <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita ^^
      Quando puder leia os livros dele. São ótimos!!

      Excluir
  2. Oie :)

    Da sua lista eu já li As Vantagens de Ser Invisível, Hugo Cabret e Sussurro e gostei muito. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal :D Esses livros são demais!!
      Obrigada pela visita ^-^

      Excluir
  3. Oi Belle!
    Adorei a retrospectiva. Muito legal mesmo.
    Dragões de Titânia parece ser uma série legal. Talvez dê uma chance pra ela em 2014.
    Tenho muita vontade de ler a série Sussurro, mas nunca consigo tempo pra isso. =P
    Gostei da sua ideia de ler 4 livros por mês. Nem faço planos assim, pois sei que não vou cumprir. rsrs

    Feliz Ano Novo! Que 2014 seja um ano maravilhoso!

    Beijos,
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabiii, obrigada pela visita :D
      É uma série muuuuito boa. Leia sim que você vai gostar *---* Se quiser te empresto :D
      Tô tentando cumprir essa meta; até agora tá dando certo. Vamos ver no decorrer do ano :P

      Excluir
  4. Oi Isabelle *_*
    Adorei sua lista de retrospectiva :)
    Tbm já li Um Amor para Recordar e sim o Tio Nick é mestre em nos fazer chorar rsrs.
    Beijão, tudo de bom pra vc nesse 2014 !
    Vivý Phany
    Blog: http://vivyphany.blogspot.com.br/ (retribuo comentários e sigo de volta).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita ^-^
      Tio Sparks sempre nos fazendo chorar, né?! ^^' Amo!!

      Excluir
  5. Adorei saber quais foram seus livros favoritos de 2013. Desejo sucesso nas suas metas para 2014!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir