sábado, 26 de novembro de 2016

Resenha {Livro} O Chamado do Cuco (Robert Galbraith)

Sabe aquele livro que você termina e fica tipo: "PORQUE EU NÃO LI ISSO ANTES"?? Então, foi exatamente assim que eu fiquei após concluir a leitura de O chamado do cuco. 
Eu soube da existência desse livro em 2014, mais ou menos quando foi revelado que tinha sido escrito pela diva suprema J.K. Rowling sob o pseudônimo de Robert Galbraith, e fiquei LOUCA pra ler logo; e fiquei toda empolgada quando o ganhei. Mas o tempo foi passando e acabei deixando o livro de lado. Eis então que este ano eu e a equipe do blog resolvemos propor o Cruciatus Challenge (saiba mais aqui), e como um dos gêneros para o desafio era policial não pensei duas vezes e peguei-o para ler. Devorei-o em alguns dias e trago hoje a resenha dele pra vocês ;)

O chamado do cuco começa com nada mais nada menos que a morte da famosa modelo Lula Landry, que supostamente havia se suicidado ao jogar-se da sacada de seu prédio. A mídia está em polvorosa enquanto as autoridades investigam o acidente, a que chegam a conclusão de ter sido de fato suicídio. 

"Uma luz fria banhava o interior da tenda. Dois homens estavam agachados ao lado do corpo, prontos para, enfim, transferi-lo para um saco mortuário. A cabeça da mulher sangrara um pouco na neve. O rosto estava esmagado e inchado, um olho reduzido a uma prega, o outro mostrando uma lasca de branco opaco por entre as pálpebras distendidas. Quando o top de lantejoulas que ela vestia cintilava nas leves alterações da luz, dava a impressão inquietante de movimento, como se ela voltasse a respirar ou retesasse os músculos, pronta para se levantar. A neve caía em toques suaves de pontas de dedos na lona no alto."
(Robert Galbraith, p. 12)

Entretanto o irmão de Lula, John Bristow, conhecendo bem a irmã, acredita que ela não havia se matado, mas que tinha sido na verdade vítima de assassinato e fizeram parecer suicídio. Eis então que ele contrata os serviços do detetive particular Cormoran Strike. 
A vida de Cormoran Strike está um verdadeiro caos! Ex-militar, acabara de ser expulso da casa da ex-noiva (que por sinal me pareceu uma chata desde o começo) e agora mora no escritório. Sofrendo para pagar o aluguel por não ter pegado nenhum grande caso recentemente, Strike vê no caso de Lula uma oportunidade de se reerguer - mesmo que temporariamente - financeiramente. E assim, munido das anotações de Bristow, Strike iniciará uma busca aprofundada sobre a trágica e misteriosa morte da modelo.

Narrado em terceira pessoa, o livro vai nos mostrando o desenrolar da trama sob vários pontos de vista: a morte de Lula, a vida conturbada de Strike e ainda as mais recentes descobertas da nova secretária temporária do detetive, a Robin, que entre um emprego temporário e outro, até conseguir um fixo, acaba indo trabalhar para Cormoran; e ambos acabam tendo uma sintonia imediata, ajudando-se mutuamente tanto na investigação da morte da modelo quanto na vida pessoal de cada um.
Este é aquele livro de "camadas": um bom romance policial mas que também aborda diversos aspectos que não só o investigativo, como o próprio ser humano e os limites a que a fama pode ou não levá-lo. Uma prova incontestável da genialidade de J.K. Rowling, que mostrou-se incrível em tudo que escreve (essa mulher, gente <3)

Leiam também e depois me digam o que acharam ;)

"Como era fácil tirar proveito da tendência de uma pessoa à autodestruição; como era simples empurrá-las para a inexistência, depois recuar, dar de ombros e concordar que este fora o resultado inevitável de uma vida caótica e catastrófica."
(Robert Galbraith, p. 375)

447 páginas | 1ª edição | 2013 | Rocco



2 comentários:

  1. Adoro esse livro! Foi uma surpresa e tanto depois de ter odiado Morte Súbita a ponto de abandoná-lo... Sou louco para ler os outros livros, mas ainda não rolou :/ Ótima resenha, beijos!
    Gustavo Scorch Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Esse livro é mesmo muito bom *-* E o segundo também (estou lendo no momento e adorando).
      Obrigada pela visita ^^ E fico muito feliz que tenha gostado da resenha.
      Beijinhos

      Excluir