quinta-feira, 13 de abril de 2017

Resenha {Livro} Os 13 porquês (Jay Asher)

Angustiante. Esta é a melhor palavra pra definir este livro, porque caramba... que história!
"No meio da sala, à esquerda, estará a carteira de Hannah Baker.
Vazia."
(Jay Asher, p. 9)

Faz algumas semanas que a jovem Hannah Baker se suicidou, o que chocou a todos na sua cidade. E agora, depois de todo esse tempo, Clay, um garoto introvertido que estudara com Hannah e fora secretamente apaixonado por ela, recebeu uma caixa com 7 fitas contendo 13 gravações de Hannah; essas gravações são destinadas a 13 pessoas diferentes, que segundo a própria Hannah, forma os responsáveis por ela ter feito o que fez. Quem receber a tal caixa, deverá escutar as fitas até descobrir seu nome e o que fez a Hannah, e então escutar a próxima gravação para repassar a caixa com as fitas à próxima pessoa (aquela que está na gravação seguinte).
Agora que Clay recebeu as fitas com as gravações de Hannah, ele precisa saber: o que ele fez? O que foi que ele fez para Hannah que a levou a suicidar-se? Ele só descobrirá o porquê de estar na lista dos “responsáveis” pelo ato de Hannah se escutar as gravações, então é isso que ele faz: escuta cada uma até o final, passando sempre pra próxima e esperando quando seu nome aparecerá. E enquanto faz isso, Clay descobre que nem todas as pessoas são o que aparentam ser, que todos escondem suas verdadeiras intensões. E que uma série de acontecimentos ruins pode arruinar a vida de alguém – especialmente alguém muito jovem.

Já faz um tempo que eu tinha curiosidade de ler esse livro, e quando soube da série baseada nele que estrearia este ano na Netflix, não pensei duas vezes: precisava ler o livro o quanto antes!
Como disse no começo dessa resenha, essa história é angustiante! A todo o momento, enquanto Clay escutava as gravações de Hannah e sentia toda a angustia de não poder mais ajudar Hannah, eu sentia o mesmo que ele. E sentia também raiva pelas pessoas que fizeram com que Hannah cometesse suicídio, algumas incompreensivas, outras puramente egoístas, e outras ainda sem saber o mal que faziam a ela.  O que me fez, como leitora, refletir sobre as coisas que eu já falei ou que já fiz que podem afetar alguém de forma diferente do que afetaria a mim mesma. E eu gostei muito desse livro por tratar de um assunto pouco discutido, principalmente entre os jovens, por ser considerado um tabu na nossa sociedade: o suicídio. Acho que o assunto deveria sim ser discutido, e quando vejo isso sendo feito na ficção - seja por um livro ou um filme -, acho super válido, já que poderá gerar maiores discussões posteriormente.
Sem dúvida indico aqui esta leitura e a indicarei sempre que possível.

"[...] Portanto, as pessoas muitas vezes são levadas a acreditar que a morte foi um acidente. O problema é que não ficamos sabendo o que realmente sentem as pessoas com as quais convivemos."
(Jay Asher, p. 148)

E confira a seguir o trailer da série, que teve sua estreia na Netflix em março deste ano:


244 páginas | 1ª edição | 2009 | Ática




3 comentários:

  1. Sou meio chata com esse assunto, suicídio. Penso que no fundo não existem culpados, mas sim a pessoa que tinha o emocional desequilibrado e não conseguiu conviver com situações e pessoas que a feriam. Todos nós passamos por isso em nossa vida e não comeremos suicídio. Alguns desenvolvem problemas e precisam de ajuda, então não sei se irei ler e ver a série pq ficaria o tempo todo questionando etc.
    Concordo com você que sim, esse debate é importante para esclarecer e criar caminhos para evitar que mais pessoas, jovens, cometam esse ato terrível. Só li um livro sobre o assunto 'Eu estive aqui' e nem gostei muito.
    Enfim foi ótimo conferir sua resenha e conferir o trailer da série.
    Beijos amore!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo meio complicado de discutir esse assunto, apesar de necessário justamente para tentar evitar futuras vítimas.
      Mas se você não gosta desse tipo de leitura, não recomendo mesmo (nem o livro nem a série, que ainda vou ver mas pelo que falaram já notei que é bem "forte").

      Obrigada mais uma vez pela visita e pelo comentário <3

      Excluir
    2. 💕📚💕🤓😘😘😘😘

      Excluir