quinta-feira, 20 de abril de 2017

Resenha {Livro} A vida secreta das árvores (Peter Wohlleben)

Livro cedido pela editora Sextante (cortesia) ♡

Sinopse: E se tudo o que você sempre pensou saber a respeito das árvores estivesse errado? E se, apesar de tão diferentes de nós, descobríssemos que elas compartilham diversas características dos humanos?
Nos últimos anos a ciência tem comprovado que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Assim como nós, elas se comunicam, mantêm relacionamentos, formam famílias, cuidam dos doentes e dos filhos, têm memória, defendem-se de agressores e competem ferozmente com outras espécies – às vezes, até com outras árvores da mesma espécie. Algumas são naturalmente solitárias, enquanto outras só conseguem viver plenamente se fizerem parte de uma comunidade. E, assim como nós, cada uma se adapta melhor a determinado ambiente.
Em A vida secreta das árvores, o engenheiro florestal alemão Peter Wohlleben alia seus 20 anos de experiência às últimas descobertas científicas para examinar o dia a dia desses seres fantásticos. Com um ponto de vista surpreendente e inovador, o livro se tornou um fenômeno na Alemanha, entrou para a lista de mais vendidos do The New York Times e teve seus direitos negociados para 18 países. Essa viagem fascinante pela vida das árvores e florestas é um convite a repensarmos nossa relação com a natureza.

Não costumo me interessar por livros de não ficção (a não ser livros específicos da área de Literaturas <3), mas quando ganhei esse livro no evento da Sextante e Arqueiro fiquei intrigada pela proposta que ele traria e resolvi pegá-lo para ler. E olha: que surpresa maravilhosa!

Peter Wohlleben é um engenheiro florestal alemão que foi além das suas tarefas diárias de trabalho ao analisar as árvores mais de perto. Atuando como gestor de uma floresta em Hümmel, na Alemanha, Peter usa sua experiência com esses seres tão pouco explorados que são as árvores para ensinar sobre a vida nas florestas, como elas ajudam umas às outras, bem como os demais seres que compõem todo o ecossistema das matas. 
Com uma linguagem simples, dinâmica e bem embasada cientificamente - haja vista as obras citadas no anexo ao final do livro -, o autor revela diversas curiosidades sobre as árvores, em textos curtos e bem informativos, fazendo com que a leitura tenha uma fluidez incrível!

Deixo aqui então minha recomendação de leitura pra todos os que buscam mais informações sobre as árvores e/ou plantas em geral, bem como àqueles que querem passar o tempo e aprender novas coisas no processo ^^

"Por que as árvores são seres tão sociais? Por que compartilham seus nutrientes com outras da mesma espécie e, com isso, ajudam suas concorrentes? Os motivos são os mesmos que movem as sociedades humanas: trabalhando juntas elas são mais fortes [...]"
(Peter Wohllebem, p. 11)

216 páginas | 1ª edição | 2017 | Sextante

Um comentário:

  1. Que máximo amiga que você se aventurou por uma leitura fora da sua zona de conforto e foi uma experiência mega positiva. As vezes faço isso e também acabo me surpreendendo e adquirindo conhecimentos bem interessantes.
    Quando soube do lançamento desse livro achei o titulo convidativo e agora lendo suas impressões pensei como seria bom que os seres humanos fossem mais parecidos com as árvores no que diz respeito a união que faz a força!!!
    Enfim obrigada por compartilhar sua opinião sobre 'A vida secreta das árvores' e incentivar outras pessoas a se permitirem conhecer novos autores, estilos e assuntos diferentes.

    Beijos querida e ótimo fim de mês!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir