terça-feira, 23 de maio de 2017

Precisamos falar sobre os Clássicos do Cinema

Quem nunca leu um gibi da Turma da Mônica? Acho que todos ou, pelo menos, a maioria. Muitas pessoas, como eu, aprenderam a ler com os gibis do Senhor Mauricio de Sousa e, assim, se apaixonaram pelo mundo literário. Confesso que até hoje, quando sobra aquele dinheiro no final do mês, vou até à banca e compro um gibi, geralmente da Mônica ou do Penadinho.
“Mas Moony, você não ia falar sobre os clássicos do cinema? O que a Turma da Mônica tem haver com isso?!”, vocês devem estar se perguntando. Não sei se todos conhecem, contudo os quadrinhos da Mônica tem uma série especial parodiando as maiores bilheterias de Hollywood, como Titanic e Senhor dos Anéis.
Edição n° 5 (2007). Eu preciso dessa revista!

A primeira edição saiu em abril de 2007 pela editora Panini e o título foi a paródia sobre o filme Jurassic Park, com o nome Horacic Park. O sucesso foi tão grande que em fevereiro desse ano saiu a edição 55 com o tema Harry Potter e a Câmara Secreta: Cascão Porker e a Câmera Secreta. Aqui, abro uma pequena reclamação para a produção do Mauricio de Sousa: esperamos quase 8 anos para ler a segunda edição do Cascão Porker. 8 ANOS EM AZKABAN!!! (Capitão América está orgulhoso de mim.)
Importantes características das histórias da Mônica e sua turma são os trocadilhos que sempre aparecem nos gibis e que arrancam muitas gargalhadas dos leitores.
“Lóqui”. Kkkkkkk

E os Clássicos do Cinema estão lotados desses trocadilhos e paródias, começando pelos títulos: Titônica, O Exterminador de Coelhinho Sem Futuro, Coelhada nas Estrelas e Planeta dos Coelhinhos são apenas alguns dos 55 títulos que a Panini e a Mauricio de Sousa Produções já lançaram.
Recentemente, para celebrar dez anos de publicação, a editora Panini apresentou uma nova coleção, que traz coletâneas de histórias agrupadas por temas e encadernadas em edição de luxo, com capa dura e miolo em papel couché.
“O primeiro volume tem como convidado especial o Horácio, com a trilogia do Mundo Jurássico reunida num livro mais que especial. Nesta paródia dos filmes de dinossauros, a Turma vive aventuras hilariantes publicadas originalmente nas edições 1, 2 e 12 da revista bimestral (Horacic Park, Imundo Perdido e Horacic Park III). A edição traz ainda uma galeria de 10 páginas com imagens de artes, esboços e curiosidades.”, de acordo com o site Astro Geek.
E esse final de semana, acabei ganhando de presente do namorado essa edição. É linda e maravilhosa e provavelmente levarei para o Mauricio de Sousa autografar na Bienal do Livro ou na CCXP. O livro tem esboço dos desenhos e, no final, possui uma galeria com algumas imagens dos personagens.
Um ponto bastante interessante para mim é quando o Cascão desce de paraquedas na página 132 e o Dudu (e eu) pergunta onde ele arrumou aquele objeto e o Cascão responde que foi na página 115 com o Zé Caveirinha. E só então reparei que ele realmente pegou o paraquedas – não havia percebido esse detalhe quando passei pelo último quadrinho da 115.
Para você que também se interessou e pretende iniciar mais essa coleção ou apenas comprar aqueles com os clássicos mais importantes para você, o encadernado custa quase R$ 32,00 no site da Saraiva e o lançamento é quadrimestral, sendo o próximo lançamento em julho.

“Malfeito feito.”

Bibliografia: 
Astro Geek http://astrogeek.co/colecao-classicos-do-cinema-turma-da-monica-ganha-coletaneas-capa-dura/ Acesso em: 14/05/2017
Guia dos Quadrinhos http://www.guiadosquadrinhos.com/capas/classicos-do-cinema-turma-da-monica/cl011100 Acesso em: 14/05/2017
Saraiva Online http://www.saraiva.com.br/turma-da-monica-classicos-do-cinema-9449135.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário